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Otimizar e automatizar o processo de solicitação de fornecimento de energia elétrica pela FECOERGS na COPREL

A missão do Sistema FECOERGS é representar política e institucionalmente as cooperativas, incentivando a distribuição, geração de energia elétrica e a implantação de sistemas de telecomunicações para a consolidação de suas afiliadas. O Sistema FECOERGS é composto por 23 cooperativas de distribuição e geração de energia elétrica, atuando nas regiões de produção agropecuária do RS, na área rural de 358 municípios e 72 sedes municipais, beneficiando a mais de um milhão de gaúchos. O trabalho desenvolvido pelas cooperativas, desde 1941, proporciona desenvolvimento e melhor qualidade de vida.



O Desafio


Para realizar o Programa de Padronização que consiste na unificação dos Métodos de Trabalho das cooperativas, o Sistema Fecoergs priorizou otimizar e automatizar o processo de solicitação de fornecimento de energia elétrica utilizando-se das ferramentas e técnicas com base na disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM).

Um único número de identificação para a solicitação com ou sem projeto para evitar a necessidade de abrir outro processo após a obra concluída e, consequentemente, atender a exigência da Aneel para ter um único número de protocolo de atendimento.


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Os Resultados


Redução do número de ligações para o DISCOPREL (Central de Tele Atendimento): informar consumidor em tempo real via SMS e/ou e-mail sobre o andamento da solicitação.

Redução do custo de atendimento: controles e identificação automática de débitos de sócios e prestadores de serviços.

Menor consumo de tempo: Redução do tempo de atravessamento do processo; menor tempo entre a solicitação e a ligação; diminuição de retrabalho; alocação de recursos em paralelo.

Agilidade: acompanhamento do cumprimento de prazos; relatórios sem a necessidade de preparo prévio e tabulação de dados em planilhas; consulta automática de débitos integrada ao processo.

Confirmação da emissão da primeira fatura: garantia que todas ligações de energia elétrica serão faturadas a partir do primeiro consumo.

Maximização do investimento: possibilidade de replicação nas demais cooperativas; mudanças de regras no processo automatizado de fácil manutenção pelo pessoal treinado.

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A Solução


Mapeamento da cadeia de valor, arquitetura de processos e priorização de escopos de projetos de melhoria e transformação a partir dos sete processos ponta a ponta principais.

Modelagem e análise de processos e decisões como ativos de conhecimento distintos e integrados, para criar e manter regras de negócio mais inteligentes, eficazes e com menor tempo de implementação.

Processos de negócio e decisões redesenhados nas notações BPMN e DMN e executados diretamente de modelos visuais com menos código de programação.

Menor tempo de desenvolvimento e distribuição de novas versões, trazendo mais agilidade para evolução e manutenção das soluções.

Disponibilização de painéis de gerenciamento de indicadores (BAM) para monitorar e gerenciar as atividades do negócio em tempo real.

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Apresentação

Clique aqui para baixar a apresentação sobre este estudo de caso no evento BPM Day Porto Alegre 2014.

 

Processos como ativos