PROJELER EPM
APP para o Gerenciamento Corporativo dos Processos


Na maioria dos casos, o valor para o cliente não pode ser totalmente entregue através da execução de um processo único de negócio, mas através do gerenciamento coordenado de muitos processos de negócio entrelaçados.

Dessa maneira, torna-se necessário representar todos os processos ponta a ponta possíveis de serem entrelaçados a partir da Arquitetura de Processos, estabelecendo o conteúdo da Estrutura de Classificação dos Processos em três tipos: de gerenciamento, principais (finalísticos) e de suporte (de sustentação).

Relação com os principais compêndios

Ativos de Processos Organizacionais definidos no PMBOK®
Os Ativos de Processos Organizacionais são os resultados dos processos implementados na organização em que o projeto decorre. Estes ativos servem de entrada à maioria dos processos de planejamento do PMBOK®.
São fatores que ajudam à gestão e ao sucesso de projetos na medida em que representam o conhecimento da organização juntamente com os Fatores Ambientais da Empresa.

Gerenciamento Corporativo de Processos do BPM CBOK®
O gerenciamento de processos corporativos (EPM - Enterprise Process Management) assegura o alinhamento do portfólio de processos de negócio ponta a ponta e da arquitetura de processos com a estratégia de negócio da organização e alocação de recursos. Fornece um modelo de governança para o gerenciamento e avaliação de iniciativas.

A Perspectiva do Gerenciamento de Procesoss de Negócio no BABOK®
O objetivo do BPM é garantir que a entrega de valor seja otimizada em processos de ponta a ponta. Uma iniciativa BPM abrangente pode abranger toda a empresa. Uma única iniciativa de BPM pode fazer com que uma organização se torne mais centrada em processos, fornecendo informações sobre seus processos. Os processos de uma organização definem o que a organização faz e como ela a faz. Possuir uma compreensão completa de seus processos permite aos interessados ajustar esses processos para atender às necessidades em evolução da organização e seus clientes.

O APP

O PROJELER EPM é um App gerenciador de conteúdo que categoriza e relaciona aos processos de negócio a diversos tipos de objetos, tais como, documentos, instruções de trabalho (IT), procedimentos (POP), regras de negócio, indicadores, eventos, locais, resultados, outros processos, sistemas, ferramentas, papeis, matriz de responsabilidades, dentre outros.
Por exemplo, a partir de um processo de negócio é possível saber todas as regras de negócio relacionadas a ele e ao clicar na regra de negócio, poderemos saber todos os processos que "consomem" esta mesma regra de negócio. Com isso, é possível saber o impacto da mudança de uma política externa no ambiente interno e também, quais sistemas implicará mudanças e riscos a mitigar.
Os dados do serviço são armazenados em bancos de dados e documentos eletrônicos em serviço profissional de nuvem privada na internet contratada pela PROJELER, com transmissão criptografada, autenticação segura e cópia de segurança com versionamento automático.

Benefícios

Simplificar a compreensão da arquitetura de processo com a divisão em partes menores e organização da estrutura de classificação dos processos em diferentes níveis e componentes correlacionados.
Manter os ativos de processos organizacionais constantemente atualizados para acompanhar as mudanças do negócio e do ambiente. A contínua atualização da base relacional do App e a obtenção de informações correlacionadas evita a obsolescência de artefatos comparado a técnicas ultrapassadas, tais como, diagramas em ferramentas proprietárias, planilhas eletrônicas interligadas, apresentações, documentos impressos ou até papel pardo com post-its.

Cadeia de Valor

Os diferentes tipos de processos de gerenciamento, primários e de suporte podem ser definidos para compor a Cadeia de Valor da organização.

Estrutura de Classificação dos Processos

No App é possível ter diversos níveis de processos de acordo com a complexidade da organização. É possível navegar da Cadeia de Valor (nível 0), diferentes níveis de decomposição parametrizáveis, processos, atividades, tarefas até a menor unidade de decomposição próxima à Instrução de Trabalho (IT) ou Procedimento Operacional Padrão (POP).



Estrutura de Classificação dos Processos

O App auxilia na definição do escopo dos processos ponta a ponta para assegurar uma compreensão do contexto de negócios. É o meio para garantir uma compreensão sólida de como o processo se relaciona com seu ambiente externo. A seguir, algumas das informações que podem ser definidas e correlacionadas no App: