Estabelecimento do Escritório de Processos

Empresas executam sua estratégia por meio de processos de negócio. A gestão baseada em processos permite tomadas de decisão com maior precisão e transparência.


O sucesso da sustentabilidade do Gerenciamento de Processos em uma organização depende, entre outros fatores, do estabelecimento e execução de uma governança adequada, com papéis e responsabilidades claros e a criação de um serviço compartilhado, que tem como objetivo administrar, apoiar e fomentar o Gerenciamento de Processos na organização.
Este serviço desenvolve os elementos essenciais necessários para justificar, montar e desenvolver o Escritório de Processos (BPM Office) ou também chamada de Centro de Excelência (BPM CoE) para uma Governança de Processos com sucesso.

Objetivos

  • Definir os papéis e responsabilidades necessários para manter e melhorar os processos de negócio da organização
  • Definir os serviços e o escopo de atuação da governança de processo de acordo com os objetivos, ritmo e maturidade em BPM desejados.

Benefícios

  • Planejar a estrutura adequada para manter os processos de negócio em contínua melhoria, traduzindo a visão estratégica para a operação.
  • Compreender o esforço, as atividades e os recursos necessários para a criação de processos de gestão de processos.
  • Internalizar o conhecimento e permitir manter os ativos de processos organizacionais atualizados e com medição continuada.

Métodos e entregas

  • Plano de projeto de melhoria de processos
  • Estratégia de Implementação
  • Estrutura Organizacional
  • Papéis e Responsabilidades
  • Governança - relacionamento com os demais envolvidos
  • Escopo Atuação - Produtos e Serviços para a implementação
  • Técnicas e padrões utilizados
  • Ferramentas, técnicas e treinamentos necessários