Mapeamento de Processos para Startups

Compreender o modelo de negócio, desenvolver a Cadeia de Valor, construir os primeiros níveis da Arquitetura de Processos e definir os requisitos mínimos de desenvolvimento de software para orquestrar processos e automação de regras de negócio para formar uma empresa em bem-sucedida.

Benefícios


Auxiliar na definição do Produto Mínimo Viável (MVP do Lean Startup) para evitar desperdícios o mais breve possível.
Dar contexto aos processos gerenciais, primários e de suporte para o aperfeiçoamento do ciclo de desenvolvimento do negócio de acordo com a percepção de experiências dos clientes.
Validar estratégias disruptivas para diferenciação e percepção de valor da inovação.
Criar primeiros modelos e requisitos de aplicação com o menor consumo de recursos possível.
Planejar primeira versão do backlog do produto e priorizar sprints nos conceitos de métodos ágeis para projetos de desenvolvimento de software com tempo/custo fixos ou escopo aberto.
Identificar pontos de ganha-ganha entre os envolvidos para atrair interesse de todos no novo negócio.
Possibilitar a implementação do novo negócio orientado a processos (BPM) desde o começo da operação.
Revelar um modelo de decisão ágil e acurado a partir de regras de negócio e níveis de serviços claros.

Métodos e entregas

Levantar e estruturar informações e conhecimentos que servirão como base para construção da Arquitetura de Processos de Negócio, incluindo:
  • Desdobrar a Intenção Estratégica para os processos e regras de negócio como ativos da organização
  • Identificar e qualificar os grupos de interessados, compreendendo o que lhes é importante, colhendo suas expectativas, estabelecendo o ciclo de vida e suas respectivas metas e indicadores
  • Revelar pontos de relacionamento da organização com seus diferentes grupos de interessados para permitir identificar pontos de troca de informações na orquestração de processos ponta a ponta
  • Identificar as regras de negócio, níveis de serviço e aplicar restrições para realçar inovações
  • Especificar requisitos de serviços e tecnologia necessários para a automação dos processos

Métodos e entregas


Modelo de negócios definido.
Interessados e envolvidos identificados e qualificados em seus devidos segmentos, tais como, demográfico, interesses, geográfico, comportamento, método de acesso, produto/serviço, internos/externos e/ou normas.
Método ágil de desenvolvimento iterativo e incremental.

Carga horária


Escopo aberto de 40 horas de consultoria para a primeira versão dos entregáveis.